CADEIA CRIATIVA: PRECEITOS TEÓRICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DA TECNOLOGIA

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Juliana Ormastroni de Carvalho Santos
Lucilene Santos Silva Fonseca

Resumo

Este artigo aborda a concepção teórica da Cadeia Criativa (Liberali, 2009b) e relaciona-a à formação docente. Considerando as concepções de Vigotski (1934/1991, 1934/2001), Leontiev (1934/2001) e Engeström (1999, 2002, 2011), objetiva apresentar preceitos teóricos sobre a Teoria da Atividade, seu desdobramento no contexto escolar em forma de Cadeia Criativa na formação de professores sob o viés da tecnologia. O presente estudo, fruto das discussões ao longo do curso de Doutorado em Linguística Aplicada, trará os resultados de um processo de formação de alunos de graduação, desenvolvido em uma disciplina em contexto presencial e virtual, no curso de Magistério do Ensino Superior de um Instituto Federal. A metodologia desenvolvida foi a Pesquisa Crítica de Colaboração - PCCol (Magalhães 2009, 2010, 2011). Os dados revelaram que o aluno, ao responder a questões em ambientes virtuais, argumenta e possibilita contextos em que ocorrem a aprendizagem e a internalização de conceitos.

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Seção
Artigos